Rubro-Negro tenta abrir vantagem em casa, enquanto o time argentino busca encerrar um jejum de mais de meio século sem alcançar a final continental
Por Lucas Moreira
Flamengo e Racing se enfrentam nesta quarta-feira, 22, às 21h30, no Maracanã, pelo jogo de ida da semifinal da Copa Libertadores da América. O clube de Avellaneda, campeão em 1967, volta a disputar uma semifinal após 28 anos e tenta encerrar um jejum de mais de meio século sem alcançar a decisão do torneio. Já o clube carioca, vencedor das edições recentes de 2019 e 2022, sonha com sua quarta final em seis temporadas.
O time comandado por Filipe Luís chega para o confronto com um desfalque. Everton Cebolinha, lesionado no clássico contra o Botafogo, está fora do duelo no Maracanã. Em contrapartida, o zagueiro Léo Ortiz — em recuperação — participou do treino desta terça-feira, e tem grandes chances de estar à disposição para a partida
Do outro lado, o time argentino também sofre com desfalques importantes. O zagueiro Franco Pardo, o volante Alan Forneris e o atacante Elías Torres, todos no departamento médico, não foram relacionados. Em compensação, o lateral Gabriel Rojas está recuperado de lesão muscular e volta a ficar à disposição do técnico Gustavo Costas.
Além dos desfalques, o duelo também terá atenção voltada aos jogadores pendurados com cartão amarelo. Pelo lado de “La Academia”, “Maravilla” Martínez, Martirena e Gabriel Rojas estão em risco de suspensão caso recebam um cartão na partida, enquanto Franco Pardo, que já está fora por lesão, não preocupa. Pelo Flamengo, apenas Varela figura na lista de pendurados, podendo desfalcar a equipe no jogo de volta em caso de advertência.
Em 2020, os dois clubes se enfrentaram nas oitavas de final da Libertadores, quando o clube argentino eliminou o Flamengo em pleno Maracanã após dois empates (1 a 1 em Avellaneda e 1 a 1 no Rio) e vitória nos pênaltis. Cinco anos depois, os cariocas reencontram o rival em busca de uma revanche e de um novo capítulo vitorioso na competição.
Embalada pela vitória sobre o Palmeiras, neste fim de semana, a “Nação” esgotou os ingressos para o confronto desta quarta. No último domingo, o Maracanã recebeu mais de 71 mil torcedores, reforçando o clima de confiança para o duelo. A decisão da vaga será na próxima quarta-feira, 29, no Estádio Presidente Perón, em Avellaneda. Quem avançar enfrentará na grande final o vencedor do confronto entre Palmeiras e LDU.
Maracanã em uma noite de Libertadores I Foto: Marcelo Cortes/Flamengo
