O peixe perdeu para o Vitória na última segunda, evitando qualquer chance do alvinegro de rebaixar o rival no próximo clássico
Por Leo Ruperti
Apesar da situação delicada do Fortaleza na tabela, a torcida tricolor pode respirar um pouco mais aliviada. Isso porque, com a derrota da equipe santista diante do Vitória por 1 a 0, na última segunda-feira (20), na Vila Belmiro, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A, foi eliminada a única combinação matemática que permitiria ao Ceará rebaixar seu maior rival para a Série B, no próximo Clássico-Rei, marcado para o dia 6 de novembro.
Antes da partida entre Santos e Vitória, havia um cenário hipotético: se o Fortaleza perdesse todos os jogos até o Clássico-Rei e o Santos vencesse os seus duelos contra Vitória, Botafogo, Fortaleza e Palmeiras, o time paulista poderia chegar a 43 pontos. Com isso, o Tricolor de Aço, parado nos atuais 24 pontos, corria sério risco de não sair do Z-4, o que tornaria possível um rebaixamento memorável provocado pelo rival Ceará, caso o alvinegro vencesse o Clássico.
No entanto, com a derrota do Santos, esse cenário foi descartado, pois agora a equipe santista pode chegar somente até 40 pontos. Mesmo que o Fortaleza perca para Flamengo, Santos e Ceará, que são suas próximas partidas no campeonato, ainda terá chances matemáticas de se salvar, podendo alcançar até 42 pontos caso vença os próximos jogos depois do clássico, logo, após esses três confrontos, iam restar seis rodadas para o fim do campeonato, em que Fortaleza ainda poderia somar até 18 pontos. Isso significa que o time comandado por Martín Palermo ainda teria totais condições de escapar do Z-4, mesmo sem depender diretamente do resultado do confronto com o Ceará.
Porém, ainda nessa suposição, caso o Santos vença todos os seus jogos até a 32ª rodada e a equipe tricolor perca todos os seus confrontos até essa rodada, a equipe cearense terá que torcer para que o alvinegro praiano perca todas as suas partidas até o fim do campeonato.
O Fortaleza volta a campo no sábado, dia 25 de outubro, às 19h30, na Arena Castelão, onde enfrenta o Flamengo em busca de uma reação na tabela.
Legenda: Jogadores de Ceará e Fortaleza correndo em direção à bola Foto:Thiago Gadelha/SVM
