Com raça e contra-ataques rápidos, o Tricolor derrota o vice-líder e renova a fé do torcedor na reta final do Brasileirão
Por João Xavier
Neste sábado, 25, o Fortaleza entrou em campo na Arena Castelão em confronto válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro contra o Flamengo. Com gol de Breno Lopes, o Leão venceu o vice-líder da competição, chegando à marca de 27 pontos.
Em uma partida em que muitos já davam como certa a derrota tricolor, o Fortaleza mostrou uma postura diferente logo na escalação. Pierre, após bom desempenho contra o Cruzeiro, iniciou como titular diante do rubronegro. Barrero foi titular pela primeira vez em trio inédito com Herrera e Breno Lopes. Além da novidade no meio de campo e no ataque, Gastón Ávila e Brítez atuaram em conjunto na zaga.
O Flamengo, segundo o técnico Filipe Luís, entrou em campo com força máxima na partida mais importante do ano. O atual vice-líder, que acabava de disputar o primeiro jogo da semifinal da Libertadores contra o Racing — em vitória de 1x0 na quarta-feira, 22 — intercalou o compromisso internacional com jogo no Brasileirão que poderia dar a liderança parcial da competição.
Logo nos primeiros minutos, o Leão do Pici ameaçou diretamente o time do Flamengo com contra-ataques. Barrero fez uma bela definição de cavadinha no gol do Rossi, e Ayrton Lucas tirou de bicicleta em cima da linha. Pouco tempo depois, após bote certeiro de Pierre, rapidamente o Fortaleza montou o contra-ataque e Breno Lopes finalizou de fora da área no cantinho direito do goleiro, marcando o único gol do jogo.
Pela qualidade técnica no meio de campo, com Jorginho e Saúl, o Flamengo teve uma ampla vantagem na posse de bola, com volume ofensivo e facilidade de invadir o campo do Tricolor de Aço. Mesmo assim, o time carioca não teve êxito nas finalizações e saiu derrotado da Arena Castelão.
Vitória crucial do Laion, que ganha sobrevida nesta reta final da competição e chega a 27 pontos, na 18ª posição. Esta foi uma das seis vitórias que o Fortaleza precisa conquistar nas dez rodadas finais para evitar o rebaixamento. O próximo confronto do Leão será contra o Santos, pela 31ª rodada, na Vila Belmiro, dia 3 de novembro, às 20h.
Autor do gol Breno Lopes batendo no peito I Fotos: Matheus Lotiff/FEC
