Com vantagem para o Alvinegro, o histórico recente registra confrontos equilibrados e resultados determinantes para os dois clubes
Por Matheus Marques
Nesta quinta-feira, dia 5, Ceará e Fortaleza farão o vigésimo Clássico-Rei pelo Campeonato Brasileiro da Série A. Os dois times vivem um bom momento e lutam para permanecer na primeira divisão. Nos 19 confrontos anteriores pela elite do futebol nacional, o Alvinegro de Porangabuçu leva vantagem: são 11 vitórias do Vozão, 4 do Leão e 4 empates.
Relembre outros Clássicos-Rei marcantes pela Série A:
Fortaleza 0 x 1 Ceará – 2022
Na terceira rodada do Campeonato Brasileiro de 2022, os rivais se enfrentaram ainda no início da competição.
Na época, o Ceará era comandado por Dorival Júnior e vinha de eliminações na Copa do Nordeste e no Campeonato Cearense, enquanto o Fortaleza havia conquistado ambos os títulos.Em campo, o Alvinegro levou a melhor: gol de Cléber, após assistência de letra de Vina, garantindo a primeira vitória do Vozão em Clássicos-Rei na Série A daquele ano.
Clássico-Rei de 2022 pelo segundo turno do Brasileirão I Imagem: Pedro Chaves/FCF
Ceará 0 x 1 Fortaleza – 2022
No returno, o placar foi invertido. Buscando sair da zona de rebaixamento, o Fortaleza venceu o rival por 1 a 0, com gol de Moisés. A vitória marcou o início de uma sequência positiva que tirou o Tricolor do Z-4 após um turno inteiro entre os últimos colocados. O Ceará, por outro lado, vivia um momento conturbado, com nova eliminação — desta vez para o São Paulo, pela Copa Sul-Americana. Após o revés no Clássico, o Alvinegro venceu apenas duas das últimas 16 partidas e acabou rebaixado para a Série B.
Ceará 4 x 0 Fortaleza – 2021
Pela 33ª rodada, os clubes voltaram a disputar um Clássico-Rei com torcida após a pandemia. O Ceará ocupava a 10ª posição, sob o comando de Tiago Nunes, e fazia um campeonato estável. Já o Fortaleza vivia sua melhor campanha na história da Série A, ocupando a 6ª colocação. A partida era decisiva para as pretensões dos dois times em busca de vagas em competições internacionais. Em campo, o Ceará foi avassalador: goleada por 4 a 0, com gols de Lima, Vina (2x) e Yony González. O resultado empolgou o torcedor alvinegro e manteve o time na briga por uma vaga na pré-Libertadores. O Fortaleza, apesar do revés, reagiu e terminou o campeonato na 4ª posição, garantindo vaga inédita na Libertadores da América.
Fortaleza 1 x 0 Ceará – 2019
Após 26 anos, os clubes voltaram a se enfrentar na Série A. Diferente do primeiro turno, em que o Vozão venceu, desta vez o Fortaleza levou a melhor, com gol de Wellington Paulista. O grande destaque, porém, ficou para a festa das torcidas, que apresentaram mosaicos e bandeirões que repercutiram em todo o Brasil. Infelizmente, o espetáculo nas arquibancadas foi ofuscado por uma confusão entre torcedores do Ceará, que manchou o clima do clássico.
